Eu li: Escola de Sabores

"É um romance delicado, que nos apresenta à história de oito pessoas que se conhecem em um curso de culinária e buscam resolver problemas que vão muito além da cozinha. Doce, melancólico e absorvente como um antigo caderno de receitas encontrado em um baú esquecido."

Título: Escola dos Sabores
Autora: Erica Bauermeister
Editora: Sextante
N° de Páginas: 224


Todos os meses, na primeira segunda-feira à noite, a cozinha do restaurante de Lillian se transforma na Escola dos Sabores. Ali, um grupo de oito alunos se reúne para aprender deliciosas receitas. Ou pelo menos é isso que esperam que aconteça.
Ainda criança, Lillian descobriu sua paixão pela culinária e o poder que a comida tem de tranformar e curar a vida das pessoas. Por isso, sempre que inicia uma nova turma, ela observa os alunos atentamente, em busca de sua verdadeira motivação para estar ali.
A cada aula, ela lhes apresenta um novo desafio: nada de receitas tradicionai, com quantidades definidas e descrição do modo de preparo. Em vez disso, coloca diante deles apenas alguns ingredientes essenciais e os convidada a fechar os olhos e se deixarem levar os sentidos.


O que eu mais gostei nesse livro foi o fato de falar sobre algo pouco comentado - a culinária. Quando se fala de culinária, agente pensa em livro com muitas páginas de receitas e muitas medidas.

Mas quando eu vi esse livro, eu pensei "que diferente! um livro sobre culinária que não tem receitas mas ensina sobre a vida. Eu quero ler!" E comprei sem pena e não me arrependi. Uma leitura leve sobre a magia de sabores e com muitas pitadas de amor, humor e diversão.

Eu também estava acostumada com a Editora Sextante publicando livros de auto ajuda, como e agora eu li algo tocante e muito diferente do que eu estava acostumada.

Somos convidados a entrar no mundo de Lillian, a professora e seus alunos: Claire, Carl, Antonia, Tom, Chloe, Isabelle, Helen e Tom. Muitos completamente distintos mas que se entrelaçam de uma tal maneira como os ingredientes de uma massa de bolo.

Alguns alunos chegam sem saber por que exatamente resolveram se inscrever no curso, outros procuram soluções práticas para uma vida cada vez mais atribulada. Mas ela sabe que, no fundo, todos estão em busca da resposta para problemas que vão muito além da cozinha.


Cada aluno tem uma particulariedade que te convida a descobrir o que os levou a se inscreverem no curso. Claire precisa redescobrir quem ela é depois de ter se tornado mãe; Carl e Helen vivem um casamento de muitos anos, aparentemente perfeito; Tom traz a tristeza estampada no rosto; Chloe é uma jovem cheia de autocrítica; Ian quer mais estabilidade na vida; Antonia saiu de seu país em busca de novos desafios; e Isabelle é uma senhora que enfrenta a perda de suas lembranças mais queridas.


Escola dos sabores é uma história comovente sobre o que de fato importa na vida. Você vai saborear cada capítulo e, depois de ler este livro, nunca mais fará uma refeição como antes.  E isso é uma realidade, eu comprovei isso!

Recomendo!

XOXO,

2 comentários

RêFofura disse...

Esse livro parece ser maravilhoso e pode acreditar, mas eu nunca tinha ouvido nada sobre ele, essa foi a primeira vez e eu adorei a história envolver culinária e dos alunos fazerem as receitas vendados hihihihi :D
Certeza que entrou pra minha lista de PRECISO MUITO LER ^^
Beijinho :**

nasuaestantee disse...

aii eu já vi esse livro no submarino e tudo mais. quero lerrrrrrr. vivo namorando ele, mas agora que tu disse que não é só de culinaria - como eu achei que era - me subiu mais no conceito!
adorei:D
beijoss