Eu li: E Se Fosse Verdade

Título: E Se Fosse Verdade
Autor: Marc Levy
Editora: Bertrand Brasil
N° de Páginas: 272

Sinopse: "Arthur é um arquiteto de sucesso em São Francisco. Um dia, exausto mas satisfeito, ele volta para seu recém-alugado apartamento depois de mais um dia de trabalho. Com caixas de papelão espalhadas pela sala lembrando-lhe duas obrigações, ele tira o terno e começa a desfazer os pacotes, dando início à arrumação do seu novo lar. Tarde da noite, terminado o trabalho, dirige-se ao banheiro, liga o rádio, tira a roupa e entra na banheira com um suspiro de alívio. Peggy Lee está cantando enquanto Arthur mergulha várias vezes a cabeça na água. É quando começa a ouvir o som de estalar de dedos vindo de dentro do armário do banheiro. Intrigado, sai da água e, pé ante pé, respira fundo, abre as portas do armário, arregala os olhos e faz um movimento de recuo ao perceber, oculta entre os cabides, uma mulher sentada, de olhos fechados, fascinada com o ritmo da música. Arthur conclui que aquela cena, no mínimo patética, foi planejada por seu sócio - uma espécie de brincadeira - com o intuito de dar-lhe as boas-vindas. Ele só não sabe ainda que essa mulher - que somente ele poderá ver dali em diante, um fantasma vivo - mudará a sua vida. Que pensar de uma mulher que escolhe o banheiro de seu próprio apartamento para viver? Que se espanta com o fato de seu novo morador pode vê-la? Que desaparece e reaparece à vontade e quer ser resgatada de um coma profundo no leito de um hospital do outro lado da cidade? Apesar de seu estado, a jovem e bela Lauren consegue, espiritualmente, voltar para o seu antigo apartamento. Para dentro do armário do banheiro. Inicialmente se recusando a acreditar na história de Lauren, Arthur só fica convencido de toda a verdade quando vai até o hospital e a encontra desacordada. A partir daí, ele vai fazer o impossível para ajudá-la a voltar ao seu estado natural."


É de se esperar que um filme que não lhe acrescenta em nada, possa ter saido de um livro tão bom? Não, não mesmo!
Não criei muitas expectativas quanto à "E Se Fosse Verdade", e foi uma grande surpresa na minha vida, e das melhores por sinal. É espetacular!!

Já nos primeiros capítulos me senti tão dentro de E.R (ou qualquer outra série médica que seja do seu conhecimento), o que foi muito empolgante; rever termos médicos que eu achava que já tinha esquecido, e entender tudo o que Marc Levy quis passar foi muito bom. Ele é maravilhoso!

Você conhece alguma workaholic? Pois então vai conhecer Lauren, que tem o melhor trabalho do mundo - salvando vidas - mas pouco se importa com sua própria vida. Virando turnos intermináveis, tendo pouquissímo tempo para sua cadela, Kale, e para familiares. Quando se vê envolvida num acidente que a deixa em coma, é obrigada a "repensar na vida" e no que é mais importante.

A temática do autor sobre como o cérebro continua funcionando apesar da estaticidade do corpo é fundamental (o mesmo tema também abordado em "Se Eu Ficar"). No entanto, a crença do espírito sair do corpo, eu discordo totalmente; mas me mantive focada no fato que é um livro, ou seja, uma ficção. E não a tradução da realidade.

Nesse momento em que Lauren está "perdida", a única pessoa que pode vê-la e ouví-la é Arthur; que tem uma vida muito peculiar, sendo metódico e muito detalhista. Conseguindo até extrair risadas de si próprio (e dos leitores) na situação em que se encontra.

Se estivesse na mesma situação que Dr. Steven e Arthur escolheria a mesma opção: desobedeceria o que é aparentemente correto para seguir minha intuição. E além do mais ver alguém definhando e à beira da morte não é fácil. E que se dane os "custos" e as normas.

É lindo ver o amor que surge e completa Lauren e Arthur. E dessa louca circunstância se apaixonarem. Ver de camarote Arthur indo contra tudo e todos à favor de Lauren é magnifíco. O que toda mulher espera de um homem.

O livro também foi estranho para mim, pois em alguns trechos eram palavras que eu já havia pensado ou refletido, que eu tive que ler duas ou três vezes para ter certeza de que estava lendo certo. O que li foram coisas que penso e acredito fielmente: a grandeza do amor, a generosidade, o valor à vida, egoísmo, ser corajoso, aproveitar momentos e afins. E por muitos motivos se tornou um dos livros favoritos que pretendo ler e reler enquanto me sobrar forças. Contém capítulos que faz você pensar em si mesmo, nos amigos que ama, nos familiares que tem pouco contato, e até mesmo nas pessoas que um dia conhecerá.

Marc Levy é intenso e te afeta no âmago das questões. É leitura obrigatória*. Nunca um livro foi tão completo.....

Obrigada Juh pela oportunidade de lê-lo, porque se não fosse esse booktour acho que nunca aconteceria. Thanks * ___ *


*Achei por bem não colocar nenhum quote - apesar de ter gostado de muitos - para não interferir na leitura de ninguém. E também por ter achado esse livro muito reflexisivo.

14 comentários

Pri :) disse...

Ah eu amo esse filme, mto fofo msm!!! Eu tb to participando do booktour desse livro, mas nao resisti e comprei o meu, estou ansiosa pra recebe-lo! Adorei a resenha, parabens!!! bjnhos Pri

Pri e Os Livros

Thais Priscilla disse...

Quero tanto, mas tanto ler esse livro *-*
Li resenhas tão positivas que assim como a sua, me deixaram MEGA curiosa.
Não assisti o filme direito então não lembro quase nada o que eu acho que é muito bom para quando eu ler o livro.

Parece ser perfeito *-*


Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Niii disse...

eu amei o filme, mas nunca li o livro!
adorei saber que foi uma boa leitura Lisse!

ps: Já viu o kit do encontro da Jasbra?
tá lindo!
encomendei o meu!
http://www.janeaustenbrasil.com.br/

bjos

Luana Rodrigues Farias disse...

Eu gostei do filme apesar de ser fraquinho mesmo menina, mas ai eu conheço pessoas que adoram trabalhar e no hospital mesmo, uma loucura!!

Bjs

Cíntia Mara disse...

Esse livro é lindo! O Arthur é fofo, apesar de meu personagem favorito ser o Paul. Também não concordo com esse negócio da alma que sai do corpo e fica vagando, mas a história é tão fofa que dá pra relevar.

Li a continuação, mas não gostei tanto assim, acho que poderia ter ficado só no primeiro. O bom dele é só conhecer um pouco mais do dia-a-dia da Lauren.
Quero conhecer os outros romances do autor. Ah, e quero assistir ao filme. Acredita que nunca vi?

Bjos

Unknown disse...

Amei o filme , só falta ler olivro ... mas ta tão caro! Adorei seu texto ")

Kézia Lôbo disse...

Ahhh fala sério, eu ameiii o filme, e tenho certeza que qdo for ler o livro vou amar, to com ele aqui, mas ainda sem tenpo para ler, e confesso que a sua resenha me deixou megaaa curiosa! XD

Adriana Brazil disse...

Oi Lisse!!
Eu simplesmente AMEI o filme de paixão, e agora fiquei MEGA curiosa pra ler o livro!
Ainda mais que vc falou que é leitura obrigatória, deve ser tudo isso mesmo!
bjuus
Dri

Sandra disse...

Hey, Lisse!

Eu adoro o filme, já vi várias vezes, mas ainda não li o livro. Tenho muita vontade. Ainda pretendo comprar um dia.

Beijo grande e um lindo fim de semana pra vc!

Evellyn disse...

Hm
eu gosto dos quotes!
Mas enfim, amei sua resenha.. entendo qnd um livro nos faz refletir por parecer até algo que nós mesmo escrevemos por termos pensamentos tão parecidos com o do autor!

Eu já vi o filme e amo (alias, mudaram os nomes dos personagens né) mas acho mesmo que o livro tem algo diferente (sempre tem). Espero poder ler um dia tb!

bjs
Hey Evellyn!

Juh Oliveto disse...

AAH, SUA LINDA! Adorei seus comentários sobre o livro! *_____*
E fiquei MUITO feliz em saber que gostou do livro tanto quanto eu gosto, a ideia era esse desde o início ;)

Muito obrigada por participar do book tour e pela resenha carinhosa!

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

BeliM disse...

Lisse... vc não gosta do filme??? Eu até que gosto... hahah

O livro deve ser lindo mesmo!!! Ah! Eu quero ler este! XD

Adorei a resenha!!!

bjuss

Daniela Tiemi disse...

Acho o filme super fofoo e divertido... Adoro.
Já li o livro e gostei, mas não tanto como vc... rs.
Adorei a resenha!

Bjo.

www.livrosfilmesemusicas.com.br

Unknown disse...

Ahhhhh eu gosto muito desse filme, e acho que já assisti umas cinco vezes.
Não me canso é muito legal!
Nem sabia que tinha um livro! Deve ser muito bom!

Beijos!