EU LI: O PÁSSARO

 
Numa sociedade em que reina dois lados opostos - os abastados e os pobres - regidos pelo mesmo objetivo: viver suas vidas, ficamos encantados com um linda história.
Enquanto os menos afortunados querem apenas a dignidade que lhes foi tirada, os da alta sociedade tem apenas um "nome" a zelar, independente de quem precisem pisar.

Nesse incrível mundo de "O Pássaro" criado pela autora Samanta Holtz que encontramos Enézio Mondevieu, o barão, que apesar de muitas terras e serviçais, é autoritário, tempestuoso e frio. Nem sua linda esposa, Antonelle Mondevieu, escapa de seus momentos de impiedade. E quando vieram as filhas - Elizabeth e Caroline - nada mudou.

Elizabeth segue de forma submissa e calada os mesmo passos da mãe, consentindo mesmo quando não quer. Caroline é o oposto das duas, quer mudar o que vê de errado, é comunicativa, quer ser livre e é nela que o livro se concentra, apesar de conhecermos bem intimamente outros personagens através dessas muitas páginas.

O mundo de Caroline passa a ter um nova visão após um breve diálogo com Bernardo onde ele abre seus olhos, dirigindo seu olhar para a realidade que ela até então desconhecia. Depois disso, tudo o que Caroline anseia é viver livre das amarras que lhe foram impostas, quer ser dona das suas próprias escolhas.

Depois desse encontro impactante, somos conduzidos numa linda trajetória de escolhas, até vermos Caroline atingir seus objetivos. Mesmo tendo que traspassar caminhos suntuosos onde nunca imaginou estar, faz isso de uma forma corajosa e firme. Vê-la se transformar de um jovem sonhadora à uma mulher que vai atrás do que quer, não tem preço. Torci muito por ela!
"E se aquilo que eu almejo, na verdade, estiver um degrau abaixo de onde estou?"

Sempre digo que não tenho fé na humanidade porque apesar de sermos os únicos seres pensantes e capaz de expressar suas ideias nesse planeta, poucos fazem isso. Mas Elizabeth e Antonelle me mostraram que pessoas mudam, se tornam melhores, evoluem. (Estou sim levando em conta que elas viviam no século XVIII e que foram criadas para ser um objeto de decoração - mas nem por isso deixam de ter um cérebro - e tinham de "existir" à sombra de um homem, e isso não me enche os olhos pois isso não é viver!) Quando essas lindas mulheres mudam suas próprias vidas, seguindo o exemplo de Caroline, decidindo alçar voo foi simplesmente fantástico.
"Passava as tardes lendo qualquer coisa proibida a ela - "Mulher não pensa, para que haveria de ler?" - ou fora de casa, em assuntos também exclusivamente masculinos"  que vontade de matar esse Jeán

Para conseguir sua liberdade, Caroline precisa se livrar das garras de seu pai, e se aventura com Bernardo numa fulga muito inesperada para ambos. Nesse caminho vão se deparar com escolhas que não serão fácieis e lhe ensinarão lições impossíveis de se esquecer. A história de amor descrita no livro é algo encantador, que foi emocionante ao extremo. Mas não vou me delongar aqui. Se quiser, leia aqui!

A forma de escrita da autora é maravilhosa. Confesso que não sou fã de narrativas em 3° pessoa pois omite muito os sentimentos dos personagens, prefiro aqueles livros em que há um capítulo para cada personagem. Mas "O Pássaro" foi surpreendente, existe naquelas páginas uma profunda descrição de sentimentos, paisagens, tanto do mundo interno e externo dos personagens, que nem me dei falta de nada, pelo contrário, foi muito - muito mesmo - perfeito! Além de personagens muito bem caracterizados, não são apenas adereços, todos tem um papel vital na história.

Meu eterno agradecimento à Samanta por ter acreditado em mim tão emcima da hora. Sua história é linda e me inspirou profundamente à seguir em frente apesar dos contratempos que surgem na vida. Você tem talento, parabéns, continue acreditando nele!

Enquanto lia...
Duas músicas me fizeram acreditar que era para "O Pássaro" e ouvi essas duas músicas de modo descontrolado.
A primeira foi "Camina Conmigo" um dueto da dupla Ha-Ash com a dupla Rio Roma, que me fez chorar várias vezes pois vi nela a música da Caroline com o Bernardo. E a segunda "Entre Tus Alas" do grupo Camila, que passa esse sensação de liberdade.

2 comentários

Aione Simões disse...

Oi flor!
Faz tempo que não passo aqui, saudades!!
Esse livro parece ser incrível, só tenho visto comentários positivos sobre ele, ressaltando seu lado encantador e o talento da autora.
É muito bom quando nos deparamos com essa evolução das personagens, não é?
Eu gosto bastante de narrativas em 3ª pessoa, se você que não é tão fã gostou dessa, certeza de que vou adorar!
Não conhecia as músicas!
Beijão, Lisse!

Samanta Holtz disse...

Lisse, querida!!!

Awnnnn, que lindaaa a sua resenha!!
MUITO obrigada pelo carinho e pelo cuidado ao escrevê-la! Sei que você fez com todo o zelo do mundo, e me sinto lisonjeada ^^

Achei legal você ter mencionado a evolução da Elizabeth e da Antonelle ao longo da história, pois isso é fundamental para o desenrolar de acontecimentos!! E os quotes que você separou são lindos!!!


Um grande beijo e obrigada, mais uma vez!

Samanta Holtz
autora de O Pássaro
www.samantaholtz.blogspot.com