RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2013

Incentivada por uma amiga a participar do RL, então aqui estou eu. 
Mesmo sabendo que poderia ter lido mais do que  51 livros esse ano, eu fiquei bem satisfeita com tudo que consegui. Eu até tentaria mais, mas quando percebi já era tarde, e a minha vida doramática também não permitiu. Foram muito doramas lindos que vi esse ano - aliás eu tinha que fazer uma retrospectiva disso também... rs Mas isso é uma outra história! 
Vamos falar dos livros?!




1. A aventura que me tirou o fôlego
Acho que depois de terminar a série Jogos Vorazes nunca mais serei a mesma! A Esperança, com certeza foi aquele livro que me tirou o fôlego e ainda me deixou inconformada e querendo mais da vida futura dos sobreviventes. Não ligaria se a Suzanne Collins quisesse continuar com os livros.. rs

2. O terror que me deixou sem dormir
Não sou o tipo de leitora que gosta de ler esse estilo. Mas esse mês de dezembro tentei sair da minha zona de conforto porém os resultados não foram muito bons. O que resultou foi uma leitora - essa que vos fala - com um medo desgraçado do carinha mal. Que livro foi esse, que aliás eu não terminei? No Escuro, da Elizabeth Haynes, então não sei nem se conta como leitura #tenso

3. O suspense mais eletrizante: Não li nada desse gênero!

4. O romance que me fez suspirar
No Limite da Atração, da Katie McGarry foi o meu livro chave desse ano. Todo mundo deveria conhecer Noah & Echo.

5. A saga que me conquistou
Minha amiga Keith foi a culpada de me fazer terminar a série Jogos Vorazes, e me encher pra ler a série da Keira Cass. E foi uma surpresa maravilhosa. Não esperava tanto de A Seleção, O Príncipe e A Elite me deixaram simplesmente apaixonada querendo saber mais e mais sobre os acontecimentos no palácio e sobre a injustiça das castas.

6. O clássico que me marcou
Cheguei nesse mês de dezembro com uma sensação de que estava faltando alguma coisa: eu não li clássicos novos. Somente reli Orgulho e Preconceito, da Jane Austen. E fiz a leitura de My Darcy's Diary, da Amanda Grange, que a versão do Darcy de Orgulho e Preconceito.

7. O livro que me fez refletir
Depois de perder meu pai na morte eu precisava de um livro que me fizesse entender o que é continuar vivendo após a morte de alguém querido. O Céu Está Em Todo Lugar, da Jandy Nelson foi o que eu precisava. Me fez chorar, refletir no antes, no durante e no que há de vir. E me fez agradecer por ter tido o prazer de estar na vida do meu pai até os últimos momentos.

8. O livro que me fez rir
A Música Que Mudou Minha Vida, da Robin Benway me fez rir loucamente. Foi o livro mais divertido desse ano e com certeza - como eu já cansei de dizer - vários autores deveriam pegar esse espírito e tentar fazer igual.

9. O livro que me fez chorar/me deixou emocionada
Chorar mesmo só o livro citado no item 7, mas eu me emocionei muito com o livro Antes de Você Chegar, da autora nacional Renata Muller. Quando eu quero MUITO um livro eu tenho que desconfiar, porque aí vem algo muito bom. Eu demorei pra adquiri-lo, porém quando aconteceu, não me arrependi. Todos deveriam ler.

10. O livro de fantasia que me encantou: Não li nada no gênero.

11. O livro que me decepcionou
Eu queria tantoooo ler esse livro e, quando aconteceu foi a pior coisa na minha vida literária - espero que isso nunca mais aconteça! Nevermore, da Kelly Creagh

12. O livro que me surpreendeu
Lola e o Garoto da Casa ao Lado, da Stephanie Parkins é um livro que estava além de tudo o que eu poderia ter imaginado. Tá certo que amei demais Anna e o Beijo Francês (da mesma autora), mas esse ultrapassou. Fiquei encantada que nem quis me despedir dos personagens. Foi uma ressaca literária das braba!

13. O thriller psicológico que me arrepiou: Não li nada no gênero.

14. O livro mais criativo
Aconteceu Ontem, da Lisa Schroeder! Aquela história contada em versos é muito criativo, e o leitor é capaz de seguir sem precisar rimar ou algo assim...  achei incrível.

15. O melhor HQ: Nunca li nada nesse gênero.

16. O infanto-juvenil que se superou: pela primeira vez na vida, não li nada nesse gênero rs

17. O livro que mudou a minha forma de ver o mundo
Não acho que algum livro tenha mudado minha forma de ver o mundo. Porém dois livros me ajudaram a mudar alguns pensamentos: Entre O Agora e O Nunca, da J. A. Redmerski e Do Seu Lado, da Fernanda Saads.

18. A capa mais bonita
Um só vai ficar difícil! Mas eu amo as capas dos livros da Elizabeth Scott, e esse ano eu terminei os 4 livros que estavam faltando dela: Something, Maybe, The Unwritten Rule, Between Here And Forever e Perfect You.

19. A frase que não saiu da minha cabeça
"'Ele não é o meu tipo', dizia uma vozinha na minha cabeça, mas fazia tanto tempo que eu nem sabia o que isso significava. Ou se esta garota, esta que eu era agora, tinha mesmo um tipo." - O Que Aconteceu Com O Adeus, da Sarah Dessen.

20. O(a) personagem do ano
Hunter - My Favourite Mistake, da Chelsea M. Cameron.

21. O casal perfeito
Lola & Cricket, de Lola e O Garoto da Casa ao Lado: Senti muitas saudades deles!

22. O(a) autor(a) revelação
Querendo saber quando sai logo a continuação de Scared, da J. S. Scott. É!

23. O melhor livro nacional: Esse ano e me superei lendo 9 nacionais! Mas Mitral, da Thayane Gaspar foi muito bom, só ela consegue fazer uma guerra ser a personagem principal num livro!

24. O melhor livro que li em 2013: Acho tão injusto eleger apenas 1 livro! Foram tantas experiências boas de formas diferentes. Mas se fosse citar um que ainda não foi mencionado seria Losing It, da Cora Carmack.

25. Li em 2013: 51 livros.

26. A minha meta literária para 2014 é...
O Desafio 52-52, que inclui ler mais clássicos, nacionais e tudo o que tiver de bom na minha estante!

É isso pessoal, e agora vamos ver o que o próximo ano me reserva! Estou na expectativa com toda a minha impulsividade. Tô com medo! kkkkkkkkk

Até mais! Bj

2 comentários

Adriana T disse...

Uau! Você leu 51 livros Unie? E ainda viu todos aqueles doramas? Você é minha heroína rsrs.
Eu estou super empolgada pro desafio, estou no meu segundo livro do ano no momento....

Nádia Tamanaha disse...


Me sinto da mesma forma em relação a A Esperança, ainda estou meio sem rumo hahaha Li também No Limite da Atração e gostei, mas não tanto quanto você. Faz muito tempo que quero ler O céu está em todo lugar, mas nunca compro. Isso precisa mudar em 2014. Também curti Lola e o garoto da casa ao lado, mas acho que poucos do gênero podem superar Anna e o Beijo Francês. Outro que está na minha lista faz tempo é O que aconteceu com adeus.

http://alemdolivro.wordpress.com